GBCR 17 anos de história.


GBCR 19 anos de história.

  O GBCR (Grupo de Break Consciente da Rocinha) nasceu em 1995, sua história se confunde com a própria história do break no Rio, pois Luck, seu idealizador dança o break a mais de 20 anos.

  Muitas pessoas ajudaram a equipe a ser o que ela é hoje, todos contribuíram para que a GBCR se tornasse a maior representante do break no Rio de Janeiro e uma das principais equipes brasileiras, participando de inúmeros shows, palestras e eventos. O grupo faz parte da Universal Zulu Nation, instituição sediada em Nova Yorque e criada por Afrika Bambaataa, percussor do hip hop no mundo.
 O papel central no processo de ressurgimento do break no Rio fez com que através do grupo nascessem outras equipes, sendo assim o grupo traz de volta a magia da dança que teve seu auge nos anos 80. Hoje essas equipes dão continuidade a esse processo em seus locais de atuação. 
 Mas apesar de ser uma equipe de break os integrantes do GBCR sempre trabalharam com os demais elementos(Dj,MC,Graffiti) da cultura hip hop, lançaram até um CD intitulado “GBCR Canta” pela SoulRapRio(antiga criarte records) em 2005.
 A equipe também aprendeu a usar a cultura hip hop como instrumento de transformação na vida dos jovens e realiza projetos culturais ligados ao hip hop na comunidade da Rocinha, lugar de treinamento e dá consultoria para projetos de outras comunidades do Rio de Janeiro, Maré, Cidade de Deus, Acari, Jacaré... e na cidade de Juiz de Fora ( MG).