Gerson King Combo



GERSON RODRIGUES CORTES(GERSON KING COMBO)

  Me tornei um dançarino por influência do meu irmão Getulio Cortes.
  Na rádio tupi por volta de 1958, surgiu um programa com prêmio aos melhores dançarinos, quando o programa foi para a rádio Mairynk Veiga:¨HOJE È DIA DE ROCK¨Jair de Taumaturgo e Isaac Zaltman em 1960 exatamente, formamos o grupo ¨THE DRINKERS¨(OS BEBUNS).
  Entre 1962 e 1964 iniciava-se o movimento da jovem guarda de Roberto Carlos e sua turma. Em São Paulo em 1965 veio o famoso ¨Rio Jovem Guarda¨onde Carlos Manga, produzia o programa na TVRIO e meu irmão Getulio Cortes coordenava. Fui chamado por Roberto Carlos para ensaiar algumas bailarinas do Municipal(algumas) para fazer o¨Back Ground¨dos artistas que se apresentavam. Na mesma TVRIO ,havia o programa do Chacrinha onde tinham duas mulatas bonitas que ficavam dançando atrás dos artistas e calouros, quando o Chacrinha viu as meninas do Roberto Carlos adorou e  me pediu através de seus filhos pra eu fazer com algumas garotas, sob minha escolha, coreografias mais sensuais em seus programas. Daí nasceu as nacionalmente conhecidas chacretes.
  Depois de várias apresentações no ¨Rio jovem guarda¨ cantando até com o então desconhecido Tim Maia, alí iníciou a minha carreira de cantor fui convidado para ser crooner de Renato e seus Blues Caps nos bailes da cidade, em 1966 gravei meu primeiro compacto simples na gravadora Equipe de Oswaldo Cadaxo, depois fui para CBS onde gravei  Apaga as luz. Depois em 1968 integrei o conjunto ¨formula 7¨ onde faziam partes grandes nomes  da música : Helinho,Delmiro(guitarra)Márcio montarroyos ,Nelsinho trombone,Rauzinho trombone,Luizão Maia,Cabeçada,Pedrinho...e depois muitas outras feras . Em 1969 o extinto Formula 7 que já contava com Rubão (baixo),Cristovam(teclados),Ivo(bateria),baixinho(guitarra), aí fundamos o¨Gerson Combo Brasiliam Soul¨ foi gravado meu primeiro LP na Poligram com músicas nacionais em ritmo de Soul. ...ainda naquele ano fui convidado a fazer parte da turma da pilamtragem que tinha Nonato Buzar e Wilson Simonal  com seus grandes músicos,depois cantando com D.Salvador e sua banda¨Ave Gloria and Day¨ no festival da canção em 1970.  Ainda em 1969,dávamos ao famoso movimento Black Rio fazendo no Canecão e zona Sul o legendário baile da pesada com Big Boy,Ademir Lemos e Gerson Combo Brazilian Soul. Paralelo, pelos subúrbios da cidade rolava no Astória Catumbi,Minerva,Magnatas e outros,verdadeiras noitadas comandadas por Mr.Funk Santos,Nirto,Dom filó,Mr.Paulo Santos, todos D,J`s. Quando descoberto a febre negra do Soul por uma jornalista do Jornal do Brasil Sra. Lena Frias,foi a gota para o estouro da Black music no Brasil.
   Nesta mesma época estreamos num teatro em Copacabana, depois do Ginástico, depois no Canecão,o show:¨De Cabral a Simonal¨ onde o sucesso foi tão grande que viajamos o Brasil e o exterior, tivemos a oportunidade de ver o Brasil ser Tri Campeão em 1970 no México.Depois ainda de participar das bandas de:Ed Maciel,Severino Araújo,Brasil Show,the feever`s,Dom Salvador,Maestro Moacir Santos,Erlou Chaves,Som Três,César Camargo Mariano, e finalmente Black Rio.Em plena famigerada Ditadura, já germinada a semente da Black Rio deu-se a segunda etapa da minha vida.

Em 1972 depois da volta de uma de muitas turnês com Wilson Simonal trouxemos  dos E.U.A vários vestimentos extravagantes que os negros americanos cultuavam como:casacos de pele,chapéus extravagantes,botas exuberantes,retornamos o projeto do Canecão com Big Boy e Ademir Lemos, era chamado ¨Baile da pesada¨,aí apareceram várias novas bandas vários novos músicos e artistas de Soul várias equipes como a famosa Furacão 2000... ...que desceu a serra de Petrópolis. A Soul Grand Prix era sucesso total no centro e Leopoldina,Funk Santos Zona Norte até o Méier,Mr.Paulão em Madureira,Rocha Miranda e adjacências a Soul music era a coqueluche do momento.
   Veio 1980 e nessa época surgiram outros ritmos como discoteca... e fechamos esse circulo de vida ainda gravando mais três compactos um duplo e dois jigles como it`s pay day e hulk,Mão branca e de Madureira a central.
  Em 1998 um programa da Globo com Regina Case,entrou em contato comigo para uma participação, foi a minha volta ao cenàrio musical,com convites para shows e entrevistas,e atè recebi diploma e medalha da câmara Municipal do Rio de Janeiro. A Poligram ,hoje Universal, resouvel relançar em CD`s parte dos meus discos antigos.
   Em 2003 lancei o CD ¨Mensageiro de Paz¨com participações de Sandra de Sà,Cidade Negra e banda Clave de Sol.
   Nomes famosos do Hip-Hop como¨Àfrica Bambaata ¨Marcelo D2,e outros samplearam algumas das minhas músicas.
   Depois  o D.J Pixote, apresentado para mim por um conhecido em comum(Germano Costa),veio atè onde eu trabalho(FUNLAR)e me convidou para remixar a música Mandamentos Black para o CD GBCR Canta, fui no estúdio gravar uma entrevista para o site da gravadora dele(SoulRapRio)logo depois marcamos para colocar a voz na música e nos tornando grandes amigos.

 Hoje faço shows com a banda Super Groove pelo Brasil.